quarta-feira, janeiro 26, 2011

Esclarecimento (para não induzir em erro)


Depois de ler o blog do Professor Francisco Galego, Além Caia, mais precisamente o post relacionado com as Festas do Povo, cumpre-me publicar o seu comentário relativamente à notícia da Rádio Elvas. Não sei se por ignorância, por falta de conhecimento ou por outro motivo qualquer, esta rádio noticiou que as Festas do Povo fariam 100 anos de existência se as mesmas se realizassem este ano, o que é falso, não tendo qualquer fundamento!

Neste contexto, achei minha obrigação publicar tal post por ser bastante elucidativo.

Passo a citar o anuncio do Professor Francisco Galego:

""Se as Festas do Povo se realizarem este ano, em 2011, serão assinalados os 100 anos da existência deste evento cultural, uma vez que o primeiro certame aconteceu em 1911." in Rádio Elvas

Basta de criar mentiras e patranhas à volta de um assunto que está perfeitamente documentado e sistematizaddo em obra publicada.*

Para já começo por dizer que não se realizaram as Festas do Povo no ano de 1911. Tinham-se realizado, com muito custo e muito pouca glória em 1909. Havia uma grande crise económica e política, agravada com o assassinato do rei D. Carlos e do princípe herdeiro D. Luis Filipe, em Fevereiro de 1908. Viviam-se tempos de elevada instabilidade, não havendo, portanto, grande disposição para festejos.

Aconteceu mesmo que depois, as Festas deixaram de se realizar por muitos anos. Só passados doze anos, em 1921, voltaram a realizar-se as Festas em Honra de São João Baptista, que tiveram lugar nos dias 3, 4, 5 e 6 de Setembro.

Acontece também que, as Festas existem há mais de cem anos, sendo completamente destituída de fundamento a ideia de que se vai comemorar o seu centenário.

As Festas em Honra de São João Baptista, começaram a comemorar-se para celebrar o fim do cerco de 1712, pois estando vila para se render, o exército espanhol levantou esse cerco e a população atribuiu o facto à intervenção do santo patrono de Campo Maior. Com algumas interrupções, a tradição foi-se consolidando até chegar ao século XIX. Devido a tempos muito conturbados, com guerras civis, houve períodos mais ou menos extensos de interrupção. Quando as coisas voltaram à normalidade, a população resolveu voltar à celebração das Festas e isso aconteceu no ano de 1893, mudando-se então a data de Outubro para os primeiros dias de Setembro.

Outra questão é a do nome que estas festas tiveram. Oficialmente, foram designadas como FESTAS EM HONRA DE SÃO JOÃO BAPTISTA até ao ano de 1922, data em que João Ruivo, no seu jornal O Campomaiorense, propos que estas festas que o povo se habituara a designar como sendo as Festas dos Artistas, se passassem a chamar de FESTAS DO POVO. Queria ele com isto significar que já não eram apenas os comerciantes e os artesãos que as organizavam e realizavam, pois que todo o povo se envolvia na sua realização.

Basta consultar um quadro cronológico com os anos de realização das Festas para se verificar que elas acabam sempre por reflectir os grandes acontecimentos que se foram dando na vida do país e do povo de Campo Maior.


* Francisco Galego (2004). Campo Maior - As Festas do Povo, das Origens à Actualidade. Lisboa: Livros Horizonte. (O livro está à disposição de quem o quiser consultar na Biblioteca Municipal de Campo Maior)"


Como diz o Povo: "A Falar é que a gente se entende", neste caso, a escrever!


Bem hajam.


p.s. Caríssimo Professor, se achar inoportuno esta publicação, quer pela violação dos direito de autor, quer por outro motivo, queira avisar-me de tal situação, para assim proceder à sua reformulação e/ou anulação.


quarta-feira, janeiro 19, 2011

Encontro da AFP - 22 de Janeiro


Acabei de receber um e-mail a dar conta de um Encontro da Associação das Festas do Povo de Campo Maior no dia 22 de Janeiro de 2011.

Fica o seu conteúdo:

A Associação das Festas do Povo convida-o a estar presente, neste dia, não só na Inauguração da Sede (Av. Combatentes da Grande Guerra n.º22, pelas 16h00m mas também, no Espectáculo que se irá realizar mais tarde, pelas 21h30m, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior.

Vamos proporcionar uma noite bastante agradável, com artistas da nossa terra:

- Ceifeiras de Degolados

- Grupo de Cantares Despertar Alentejano

- João Luis

- Musical União de Degolados

- Rancho Folclórico e Etnográfico de Campo Maior

- Vozes da Nossa Terra

- É Ki Noss(i)o

- Whithout Head


A todos os colaboradores, Bem hajam!